-
Arquitetos: Studioninedots
- Área: 985 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sebastian van Damme
-
Fabricantes: Stahlhöfer, Wahlen Jongkind
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o início de 2022, estávamos procurando um novo local para substituir nosso espaço de trabalho temporário Creative Workspace 1-1-1, em Amsterdam North. Na Karperweg em Amsterdam South, encontramos um prédio de armazém, anônimo e desatualizado, mas com qualidade surpreendente em uma das últimas ruas da cidade. Transformamos o prédio e nos mudamos com outras oito empresas criativas de nosso local de trabalho anterior para o novo espaço.
Agora, Karper K. é mais do que apenas nossa base coletiva: apresentamos com orgulho um lugar para combinações inesperadas e imprevisíveis, um espaço livre na cidade que oferece a qualquer criador um ambiente seguro para desenvolver ideias.
Acima de tudo, queríamos manter a rusticidade do local original, criando uma atmosfera luminosa que revitaliza a criatividade interna. Durante o dia, todas as empresas trabalham lado a lado no espaço arejado do lado leste do prédio. Para maximizar as colaborações e trocas existentes entre as empresas, o espaço de trabalho foi projetado para ser transparente e consistente.
Nós chamamos o salão ao longo de nossos espaços de trabalho de Espaço Livre: uma sala expansiva que é completamente aberta em forma, função e tempo de uso. O caráter do espaço permite que ela impulsione uma variedade de eventos e exposições culturais, testes de materiais e eventos noturnos. Atualmente em exibição em toda a área está uma instalação interativa de iluminação, desenvolvida em colaboração com o Synthetic State. Do lado da rua fica o espaço maker, que através de suas janelas altas funciona como vitrine do Karper K.
Para enfatizar a unidade do Karper K. e seus usuários e criar um espaço que permita uma transição funcional contínua, as paredes, armários e até mesmo relíquias foram finalizadas em uma cor cinza uniforme e suave. Um elemento central é o armário de comprimento total ao lado do espaço de trabalho, fornecendo espaço para amostras físicas, modelos e áreas de reunião privadas. Elementos coloridos de mobiliário e assentos reforçam a identidade do lugar. Através dos telhados do galpão, toda a área do piso é inundada com luz natural indireta durante o dia. Com painéis solares no telhado, dois sistemas de bomba de calor e aquecimento e refrigeração por piso radiante, o prédio é reabilitado de forma sustentável.
Amsterdam está se tornando cada vez mais escassa em locais seguros onde as ideias podem se desdobrar. Buscando formar novas comunidades com impacto coletivo, com Karper K. abrimos um novo lugar para troca e experimentação na cidade, que permanece em constante fluxo.